Navigation Menu+

Vindima: uma imersão cultural na Serra Gaúcha

Nos primeiros meses de cada ano, a paisagem no Vale dos Vinhedos e regiões das vinícolas se transformam. Cachos belíssimos de uvas aparecem entre as folhas das videiras e o perfume doce da fruta é tomado.

Durante verão é o momento ideal para visitar estas regiões produtoras de uva. Na região Sul do Brasil, a Vindima se localiza na Serra Gaúcha, o período de colheita das uvas. Um momento onde as famílias e todos os trabalhadores envolvidos no processo da colheita celebram a estação mais cheirosa do ano. Muito trabalho, mas também muita cultura vitivinícola. A Vindima foi incluída no calendário turístico serrano desde 2015 e dura os três primeiros anos do ano.


Mas afinal, o que fazer durante a Vindima?

Tours Guiados, Visita à Vinícolas, Degustações, Passeio de Maria Fumaça e muito mais para você experimentar excelentes vinhos, uvas e viver experiências únicas.

O Vale dos Vinhedos reserva inúmeras atrações para você visitar. Que tal conhecer Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Canela, Gramado entre outros roteiros culturais?

Rotas de Porto Alegre até a Serra Gaúcha e Vale dos Vinhedos.
Rotas de Porto Alegre à Serra Gaúcha. Fonte: Abril/2017.

Quem visita a região durante a estação quente, pode usufruir de uma vivência única com imersão cultural promovida pelas vinícolas, homens do campo e toda sociedade serrana.

Aqui, trouxemos alguns exemplos bem banacas de Passeios que trazem uma carga histórica e cultural enorme, vale a pena ler até o final!

Vitivinícola Jolimont: conhecida e muito famosa na produção de vinhos finos e artesanais desde 1948. A empresa está localizada no interior de Canela. Para eles, os sabores e a excelência do produto final iniciam desde a escolha e preparação do solo para o plantio.

Maria Fumaça: tradicional passeio em locomotiva de trem movida a vapor que funciona basicamente com água, queima de lenha e briquete (serragem prensada). Essa queima ocasiona o aquecimento da água, virando vapor. O nome ‘Maria Fumaça’ foi populartmente adotado pelas locomotivas a vapor no Brasil por causa da grande nuvem de fumaça que sai na chaminé durante haminé durante o todo o percurso do trem.

No ano de 1992 a ferrovia começou a operar apenas para fins turísticos por meio da empresa responsável até os dias atuais, Giordani Turismo. Neste passeio você irá cruzar por muitas cidades da Serra Gaúcha e ainda apreciar degustações de bebidas e comidas típicas, música ao vivo etc.

Passeio de Maria Fumaça Tchê Ofertas passando pela Vindima

Circuito dos Vinhos: este passeio dura o dia todo e parte das cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis seguindo em direção aos vinhedos de Bento Gonçalves. Assim que a van chega no Vale dos Vinhedos, você é quem decide em qual local ou vinícola deseja desembarcar, seguindo assim durante todo o dia (a Van faz 5 voltas completas no mesmo dia).
Veja abaixo a lista e o mapa das vinícolas mais conhecidas nacionalmente e algumas até internalcionalmente e também o percurso que é feito.

Todas as vinícolas preparam eventos na época da vindima

Agora você já sabe tudo o que precisa para realizar o seu passeio com o trem Maria Fumaça. Se tiver alguma dúvida, mande nos comentários!

Confira mais opções para a sua viagem no link abaixo.

AINDA É TEMPO DE VINDIMA 2020

Com essas dicas é impossível você não aproveitar e se encantar (ainda mais) pela Serra Gaúcha. Se você quer ficar por dentro das melhores ofertas, cadastre-se em nosso site ou entre em nosso canal do TELEGRAM!